O Município: Histórico | Localização | Hospedagem | Gastronomia | Pontos Turísticos | Legislação

Três Coroas situa-se no Vale do Paranhana e seus primeiros colonizadores foram de origem alemã, que vieram de São Leopoldo e depois, já neste século, vieram colonos de origem italiana que vindos de Caxias do Sul, fixando residência no vale, principalmente Quilombo e Linha Vinte e Oito, bairros de Três Coroas.

A população lusa somente começou a fixar residência aqui, em maior número, provinda da serra, Cambará do Sul e São Francisco de Paula. É admirável a harmonia reinante no Município entre esses vários elementos raciais.

Desde sua fundação, o lugar já teve várias denominações: Linha dos Últimos Alemães, Vale ou Colônia de Santa Maria, Santa Maria de Cima, Santa Maria do Mundo Novo, e quando criou o Distrito, simplesmente: MUNDO NOVO, e por último Três Coroas. Deu origem ao nome atual um pinheiro com três troncos e copas (coroas) que existia no vale do Arroio Kampf.

Em 31/03/1938 Mundo Novo foi elevada a categoria de VILA, pela Lei Federal nº 7199, entretanto, já em 1903 foi iniciada campanha da criação do Distrito do Mundo Novo, com o batalhador Germano Volkart que viu seus anseios coroados de êxito em 10.11.1904, pela L.M. nº 86A, foi criado o Distrito de Mundo Novo, sendo o 4º Distrito de Taquara. O Município de Três Coroas foi instituído oficialmente em 12.05.1959 pela Lei Estadual nº 3741.

A transferência de administração do Ex-distrito de Três Coroas para a Comissão Emancipadora ocorreu no Gabinete do Prefeito de Taquara no dia 15.06.1959, sendo que a primeira eleição no Município foi em 08.11.1959 e o primeiro prefeito de Três Coroas foi o Sr. Affonso Saul.

Três Coroas é uma cidade de 22.905 habitantes (conforme senso de 2007) localizada junto a Rodovia RS-115 que liga Taquara a Gramado, sendo a última cidade do Vale do Paranhana que antecede a Serra Gaúcha, distante 92km de Porto Alegre e 22km de Gramado. Sua economia é baseada na indústria calçadista e sua colonização é de maioria alemã, vinda no final do século XIX. A cidade é banhada pelo Rio Paranhana e cercada por montanhas, muitas ainda com mata nativa preservada. Por este motivo, a cidade também é conhecida por "Cidade Verde".

Av. João Correa, 380 - Cep 95660 - 000 Tel. (51) 3546 - 7800 | Logar no Portal | Webmail